quinta-feira, 13 de março de 2008

AS BOAS VINDAS AOS UNIVERSI(O)TÁRIOS

"Os estudantes universitários ativistas estão cedendo o lugar àqueles que procuram o prazer e as sensações fortes. Existem muitos estudantes que pensam que os protestos não tiveram o menor resultado. A sociedade ainda está cheia de defeitos e as universidades ainda não atingiram a perfeição. Existe também uma nova desilusão nesta segunda metade da década de sessenta provocada pela década anterior, mas muito mais grave, mais cínica, mais desesperada."

ISSO FOI ESCRITO NA DÉCADA DE 60, NOS e.u.a. Hoje, essa idéia, já banalisada, não ecoa mais como um alerta pois todos estamos amortecidos pela cultura do consumo intelectual. Do consumo universitário. Queremos na universidade o mesmo espetáculo visto nas telas de Hollywood, e quando não encontramos, o que resta é virarmos espectadores da novela mexicana universitária, onde sabemos começo meio e fim mas não conseguimos reagir frente a essa realidade hipnotizadora.

"Acho que essa juventude está morta, precisando de uma injeção de vida. É gente que precisaria pensar com suas próprias cabeças, mas isso ninguém está fazendo." (Ney Matogrosso, década de 70, ainda no Secos e Molhados)

"A JUVENTUDE É UMA COISA MARAVILHOSA, PENA SER DESPERDIÇADA NOS JOVENS"
(G.B. SHAW)

Nenhum comentário: